Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Disco do Mês: A Primeira Viagem - Jamrock

A banda Jamrock, de Boa Vista, Roraima, apresenta em grande estilo sua estreia fonográfica. Nesta sexta, 1 de junho, terá seu EP A Primeira Viagem lançado para download gratuito simultaneamente pelo blog da banda (http://bandajamrock.blogspot.com.br) e pelo Som do Norte às 20h (21h pelo fuso de Brasília). Já no sábado, 2 de junho, convida seu público para festejar com o show em que terá as participações especiais de Neuber Uchôa e da banda Ostin, na Chopperia Chacrinha (Av. Nossa Senhora da Consolata, 606, Centro, ao lado do Espaço Domus), a partir das 22h, com ingresso a R$ 5,00. O valor será usado para custear a prensagem de A Primeira Viagem em CD. Este será o primeiro lançamento do novo selo DoQuintal, uma iniciativa do produtor Bebeco Pujucan e do poeta Jaime Brasil Filho. O disco foi integralmente gravado em Boa Vista, no estúdio Parixara, de Bebeco Pujucan. A festa de hoje comemora o duplo lançamento, do EP e do selo, e tem o apoio da Chopperia Chacrinha e do Som do Norte.  




Escolhido como "Disco do Mês" de junho do Som do Norte, o EP A Primeira Viagem contém seis músicas, várias das quais conhecidas dos fãs da banda, pois fazem parte do repertório dos shows mais recentes. Destaque na apresentação do Grito Rock Bonfim deste ano, “Segundo Sonho” foi disponibilizada no YouTube em março. Também já são sucesso “Praia” e “Futuro Bom” – a segunda abriu o CD virtual Som do Norte 2011, lançado em novembro passado, sendo a primeira faixa da banda em um CD. A maior novidade é a música que abre o EP, “Herói Cotidiano”.

O nome A Primeira Viagem não deve ser entendido apenas no sentido literal, de fazer as malas e ir para outro lugar (como na letra de “Praia”) ou mesmo de ir mentalmente para um “mundo colorido e bastante distorcido” (em “Segundo Sonho”). Tem a ver também com o fato de esta ser a estreia do grupo, somando-se à circunstância de três dos integrantes da Jamrock nunca terem tocado em outra banda antes.


Foto: Ed Andrade Jr. 

Ana Gabriela (violão e voz), Hugo Pereira (contrabaixo e voz), Hyago Moura (guitarra e voz) e Roberto Vizotto (bateria) começaram a tocar juntos em 2009, iniciando uma trajetória de crescente reconhecimento e sucesso na cena alternativa de Boa Vista, cidade com pouca tradição de bandas de reggae independentes. Em 2005, em artigo escrito para o Itaú Cultural, o poeta e compositor Eliakin Rufino dava conta da existência então de apenas duas bandas de reggae no Estado – a Gui-Brass, de reggae “roots” (ou seja, raiz), e a Roraima Reggae, de “reggae leaves” (“Não é da raiz, é da folha: veio da Jamaica, mas vive na Amazônia”, dizia Eliakin).

O som que a Jamrock apresenta em A Primeira Viagem situa-se num misto das duas tendências, combinado a influências diversas como power pop, rock, jazz e MPB. Nas letras, predomina a mensagem positiva, otimista, de um amanhã melhor que hoje, mas sempre colocando isso na dependência de uma ação do ouvinte (“Liberte a paixão, que há dentro de você!”, diz a letra de “Pensamento”).

A performance da Jamrock em palco já foi elogiada nacionalmente no jornal O Estado de São Paulo em julho de 2011 por Humberto Finatti, que previu inclusão das músicas em trilhas de novela e sucesso nas FMs caso o grupo se mudasse para o Sudeste. Por ora, sair de Roraima não está nos planos do quarteto, que irá dedicar o segundo semestre de 2012 a divulgar o EP, lançar seu primeiro clipe (da música “Recompensa”) e preparar novas surpresas para seu fiel público. 






O pacote de download inclui as 6 músicas, capa, contra-capa, verso e ficha técnica do EP, duas fotos promocionais da banda por Ed Andrade Jr., as letras das músicas e o release do disco por Fabio Gomes


5 comentários:

  1. Já baixei
    a musica que eu mais curti foi Recompensa.

    ResponderExcluir
  2. Nossa difícil dizer qual a melhor mais todasssss são maravilhosas é isso aí jamrock bjs pra vcs e sucesso cada dia mais galerinha maravilhosa amo vcss de coraçãooo

    ResponderExcluir
  3. o unico problema é que as vezes a voz da menina que canta é muito alta... tem alguns momentos nas musicas que a voz dela fica muito alta... fora isso tá ótimo

    ResponderExcluir
  4. Muito boa as música. Talento e competência não falta.Curti muito!

    ResponderExcluir
  5. minhaa bandaaaaa preferidaa amo vcs jamrockk sempree <3 sucessoo pra vcsss :)

    ResponderExcluir