Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Música do Dia: Lua Namoradeira

Nossa música desta segunda é "Lua Namoradeira" de autoria de uma das mais destacadas compositoras do Pará - Dona Onete, nascida em Cachoeira do Arari, ilha do Marajó. Ela ficou conhecida por ser a criadora do carimbó chamegado, uma variação mais romântica do carimbó, para expressar de seu modo brejeiro o amor, a natureza, os tons e os sons da Amazônia. E só agora, aos 72 anos, é que irá lançar seu primeiro CD, produzido pelo cantor e compositor Marco André.

Foi aliás Marco André o primeiro a levar ao disco esta composição, cuja letra talvez contenha a mais poética tradução de um eclipse na música brasileira. Marco a incluiu no CD Beat Iú (2006), com a participação da compositora, e repetiu a dose (desta vez solo) no DVD Beat Iú ao vivo, lançado em 2010 - Dona Onete aparece nos extras do DVD.

Marco e Dona Onete cantaram "Lua Namoradeira" juntos no Teatro Maria Sylvia Nunes (Belém) em 6 de outubro de 2011 (plena semana do Círio), no show dele que fez parte do ciclo Nazaré em Todo Canto. No mesmo mês, Dona Onete incluiu a música em seu show solo apresentado durante o Conexão Vivo Belém, em 29 de outubro.

Quem também adotou "Lua Namoradeira" recentemente foi Natália Matos, paraense radicada em São Paulo que considero um dos destaques da nova geração. Além de compor e cantar com especial graça músicas de outros que seleciona com extremo bom gosto, Natália é uma das poucas jovens cantoras do Pará que interpreta carimbós clássicos em moldes tradicionais (diferentemente de Aíla, por exemplo, que, quando faz releituras do gênero, lhe imprime seu toque pop característico). Natália cantou a música em seu show apresentado em São Paulo no dia 10 de março de 2012 (já mostramos este vídeo aqui).

O vídeo que vamos ver em seguida mostra outra interpretação, na participação que Natália fez no pocket show de Felipe Cordeiro na Livraria Cultura (Sâo Paulo) em 16 de março de 2012, que tive a felicidade de assistir. Acompanhando os dois, na guitarra, o mestre Manoel Cordeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário