Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sexta-feira, 6 de abril de 2012

De volta ao Brasil, Eliakin Rufino comemora a repercussão de "Pimenta com Sal"


O compositor, cantor, poeta e filósofo Eliakin Rufino voltou ontem ao Brasil, após participar da itinerância do Festcineamazônia 2012 pelo exterior. Chegou ainda em tempo de pegar a repercussão nas redes sociais a respeito de um dos pontos altos da edição do programa Altas Horas exibido pela TV Globo na madrugada do último sábado, 31 de março e reprisado nos dias seguintes pelo Multishow - o dueto das cantoras Gaby Amarantos e Fernanda Takai interpretando a música "Pimenta com Sal", de autoria dele, uma das faixas do CD Treme, que Gaby lança pela Som Livre agora em abril. Natural de Boa Vista, Roraima, Eliakin, que completa 56 anos em maio, é considerado atualmente um dos principais nomes da cultura da Amazônia. O cantor Felipe Cordeiro definiu Eliakin como "gênio" em entrevista ao site E7raetal publicada na quarta, 4 de abril (http://et7ra.com.br/site/2012/04/04/felipe-cordeiro-antropofagico-e-ufano-2/)

Eliakin no Teatro da Cerca de São Bernardo, Coimbra

O Festcineamazônia 2012, festival de filmes com temática ambiental, acontece há dez anos em Porto Velho, Rondônia, e desde 2009 realiza mostras anuais no exterior. Neste ano, selecionou Eliakin Rufino para fazer os shows de abertura nas sessões de Coimbra, Portugal (25 e 26 de março), Praia, Cabo Verde (27 de março) e Mindelo, também em Cabo Verde (31 de março). Nesta terça, 3 de abril, Eliakin e a equipe do Festcineamazônia retornaram a Portugal e de lá voltaram ao Brasil. Além de fazer os shows de música e poesia, com os quais já vem percorrendo o Brasil e países do exterior há mais de 20 anos, nesta viagem Eliakin estreou numa nova função: a de diretor de cinema. É ele o responsável por direção e roteiro do registro desta atual itinerância do Festcineamazônia. O filme não tem data definida de estreia.

Eliakin em frente à casa onde viveu a cantora Cesária Évora,
em Mindelo (Cabo Verde)

No final do ano passado, Eliakin Rufino lançou seu quinto CD solo, intitulado Eliakin Diz. O disco aprofunda a experiência de canto falado presente em seu disco anterior, Mestiço (2008). Os poemas cantados têm como temas principais a valorização da liberdade do indivíduo, a celebração do amor e a reflexão sobre a Amazônia, em especial nos aspectos ambientais e indígenas. Em "A Voz do Brasil", observa que a voz calada no Brasil durante a ditadura militar (cuja instauração completou 48 anos no domingo, dia 1º) segue presa: falta soltar a garganta, falta desatar os nós, o Brasil precisa de verbo, o Brasil precisa de voz. O CD pode ser encomendado diretamente do autor, através do e-mail eliakinrufino@gmail.com , ao preço de R$ 25.

Em dezembro, a cantora Leila Pinheiro lançou o CD Raiz, em que interpreta apenas autores da Amazônia, com a participação de Eliakin Rufino na faixa "Ditados Impopulares", de sua autoria.

Cavalo Selvagem - O mais recente livro de Eliakin Rufino é Cavalo Selvagem, lançado em setembro de 2011 pela Editora Valer, de Manaus. A obra é uma síntese de sua produção poética, reunindo os melhores poemas de seus oito livros anteriores, além de alguns inéditos. Foi Eliakin o primeiro autor a publicar livro de poesia em Roraima - Pássaros Ariscos, em 1984. O poema que intitula a obra é um manifesto em defesa da liberdade, e desde 2009 foi incluído entre os bens tombados como referencial artístico-cultural de Roraima. O livro traz também a Versão Poética do Estatuto da Criança e do Adolescente, que foi distribuída nacionalmente e deu origem a um CD - Os Direitos da Criança (2008), com músicas de Armando de Paula - e a um espetáculo do balé Stagium, de São Paulo, onde 50 crianças recitaram a obra na íntegra. Cavalo Selvagem, o livro, propicia pela primeira vez ao leitor brasileiro uma visão panorâmica sobre o conjunto da obra poética de Eliakin Rufino e pode ser adquirido no site da editora - www.editoravaler.com.br

Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário