Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

segunda-feira, 23 de abril de 2012

De Olho: Banda Calypso no De Frente com Gabi


Acabou há pouco no SBT a edição do programa De Frente com Gabi, em que a jornalista Marília Gabriela (centro da foto acima) entrevistou Joelma e Chimbinha da Banda Calypso. Ao final a entrevistada se mostrou um pouco surpresa com a simplicidade da vida do casal, que se divide entre casa e palco, com eventuais programas como cinema e pescaria com os filhos.


Ambos relataram ter tido uma infância muito feliz no interior paraense. Joelma começou a cantar na igreja em Almerinda e pouco tempo depois foi convidada por amigos a ser a voz feminina da banda que eles montavam. Ela aceitou, desde que não precisasse cantar nas vésperas de provas da escola. Já Chimbinha,que é de Oeiras, nem lembra quando começou a tocar, estimou que tenha pego um violão aos 7 anos, e começado a tocar na noite pelos 12. Cedo sua fama correu o Estado e ele foi para Belém, onde começou a acompanhar gravações de estúdio de dezenas de artistas. Foi aí que o casal se conheceu, pois Joelma ouvia falar muito nele, tendo o sonho de ter um CD produzido por Chimbinha na capital. Um amigo marcou um almoço para apresentá-los e a partir dali tudo começou - o disco, o namoro e a banda (criada um ano depois deste episódio, em 1999).

No início, durante uns quatro anos, a Calypso fazia show de domingo a sábado, sendo dois por dia entre quinta e domingo - ou seja, 11 na semana, o que num ano totaliza 572. Mais recentemente, eles optaram por baixar o ritmo, passando a morar em São Paulo desde 2005 em função da segurança e do estudo dos filhos.


Chimbinha não demonstrou muita preocupação com as críticas que a Calypso sempre sofreu - que hoje, comenta, diminuíram, já que com o passar do tempo a banda passou a ser considerada cult (comparou com processo similar acontecido com o samba no Rio de Janeiro no começo do século 20). O guitarrista manifestou seu desagrado com letras do tecnobrega e chegou a esboçar críticas ao Terruá Pará, o que levou Gabi a perguntar se ele se sente injustiçado, por não ter sido incluído no projeto. Chimbinha negou, dizendo que considera que só é injustiçado quem procura o apoio do governo e não tem o pedido atendido, acrescentando que jamais buscou tal apoio.


Os principais projetos da banda no momento são o lançamento do DVD gravado em Angola, anunciado para maio, a gravação de um novo CD com repertório ainda a ser escolhido, e a produção de um filme contando a história de Joelma e Chimbinha - projeto que vem sendo pensado desde a estreia de Dois Filhos de Francisco (2005), que levou aos cinemas a vida de Zezé Di Camargo & Luciano. Inicialmente quem viveria o casal paraense na telona seria Mariana Ximenes e Daniel Oliveira, mas eles não puderam aceitar por compromissos com a TV Globo. Assim, ganhou força o nome de Deborah Secco para ser Joelma (o que ainda não está confirmado). Os dois não quiseram adiantar quem está cotado hoje para viver Chimbinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário